Projeto
“Comunicação e Expressão: interfaces com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Linguagem” é o nome do Projeto de Ensino e Pesquisa iniciado em 2021 nas disciplinas de Comunicação e Expressão, elaborado por um coletivo de professores do Departamento de Letras da UFSCar (DL/UFSCar): Dirceu Cleber Conde, Lígia Mara Boin Menossi de Araújo, Luciana Nogueira e Pedro Henrique Varoni de Carvalho, que contou também com a participação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar (PPGL/UFSCar) e da Graduação do Bacharelado em Linguística da UFSCar que atuam como tutores neste projeto.
Com o objetivo de oferecer uma proposta inovadora de produção textual, para todas as disciplinas que contemplavam este tema, o projeto buscou juntar pesquisa científica, produção textual, autonomia e criatividade como princípios para envolver os estudantes. E tudo de um modo mais descontraído, abrindo espaço para a produção de e-zines, saindo do tradicional paper. Na busca de um trabalho realmente autoral e de linguagens que iam da charge ao artigo científico, tomaram-se as temáticas centradas nas interfaces entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Linguagem, apelidada CTSL.
A CTSL foi apresentada como parte fundamental da proposta por provocar reflexões sobre o entrelaçamento com que estas grandes áreas articulam nas produções científicas acadêmicas, com foco na divulgação científica - que sempre permeiam as produções acadêmicas que visam a associação entre ensino, pesquisa e extensão - além de ser uma vasta proposta temática que compreende diferentes e importantes eixos que mantêm relação com problemáticas de fatos históricos e cotidianos das produções humanas e do meio ambiente.
A partir desta ampla, no entanto oportuna, interface os alunos norteiam a escolha do tema, o trabalho de pesquisa e a produção dos e-zines. Estas proporcionam novas experiências para os estudantes com o desafio da reflexão acerca da interface temática e das possibilidades do desenvolvimento deste objeto editorial e da pesquisa.
Os resultados incríveis desses trabalhos podem ser conferidos neste site.
Mariana da Silva Correa dos Santos
fevereiro, 2023