O que é um E-zine?
O nome E-zine descende da palavra zine, esta deriva de fanzine - aglutinação de fan magazine ou “revista de fã” -, que são pequenas revistas produzidas e publicadas de forma independente por autores (geralmente) desconhecidos. Neste caso, O ou A E-zine seria a “versão virtual” de um fanzine.
A possibilidade da liberdade criativa prevista pela autopublicação dos zines permite com que autores encontrem, nesse formato de publicação, um espaço para abordar temas variados com design e montagem de sua preferência. Além disso, os fins da publicação de um zine são tão diversos quanto a liberdade criativa que ele permite, podendo ser utilizado para fins lucrativos ou não, para comunicação, registro, divulgação, etc.
É difícil dizer quando surgiram as zines, mas o zine no formato mais próximo do que conhecemos hoje surge pela primeira vez produzida por Jerry Siegel com temática de ficção científica, intitulada Comic Stories, em 1929, já o termo “fanzine” só foi ser registrado em 1940, por Russ Chauvenet. Alguns anos depois, nas décadas de 1960 e 1970, as fanzines se popularizaram pelo movimento punk na Inglaterra como um meio de comunicação acessível para a disseminação das ideias propostas e defendidas pelo movimento.
Hoje, os E-zines abrem espaço para a criatividade possibilitam a inovação dos formatos e gêneros textuais próprios do ambiente virtual que permite interações diversas. Transita entre a revista eletrônica, as histórias em quadrinhos, os textos de divulgação científica, a arte digital, a fotografia… Por serem materiais criativos e de autopublicação, os E-zines podem se apropriar de recursos, por vezes, impensados no ambiente tradicional da academia.
Ficou interessado? Gostaria de ler um e-zine?
Vem conferir os e–zines produzidos por estudantes da UFSCar!
Mariana da Silva Correa dos Santos
fevereiro, 2023